Fazenda - Prefeitura Municipal de Ipatinga

Você sabia? Ipatinga conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil.
Imprimir Email

Serviços

Ipatinga atualiza o cadastro de imóveis

por SECOM/PMI

16/03/2017 16:30

Engemap 2

OS FUNCIONÁRIOS que atuam na atualização estão devidamente identificados pela empresa

Uma equipe contratada pela Prefeitura de Ipatinga através da empresa Engemap - Engenharia, Geologia, Meio Ambiente, Geoprocessamento e Aerolevantamento Ltda está percorrendo as residências do município desde o mês de maio do ano passado, fazendo a atualização de dados cadastrais dos imóveis da cidade. O objetivo é aumentar a precisão dos detalhes descritivos das áreas ocupadas pelos domicílios, comércios e indústrias, além dos terrenos vagos, de forma que eles possam refletir o verdadeiro cenário imobiliário do município.

Os bairros Canaã, Bethânia, Iguaçu, Cidade Nobre e Bom Jardim já tiveram o processo de atualização concluído. No momento, a equipe realiza o levantamento de imóveis dos bairros Veneza, Imbaúbas, Caravelas e Bom Retiro. 

O secretário municipal da Fazenda, José Rocha de Salles, informa que há mais de 20 anos a Prefeitura não realiza essa atualização. Até então havia ocorrido apenas a atualização de valores e não a cadastral. Como Ipatinga é uma cidade em pleno desenvolvimento e naturalmente passou por muitas mudanças durante todos esses anos, com vários imóveis sendo construídos ou reformados sem o conhecimento da prefeitura, a providência se tornou inadiável. 

Além da atualização cadastral, o trabalho tem por objetivo identificar áreas irregulares para fins de legalização dos imóveis, bem como a regularização fundiária.

“É obrigação do contribuinte informar à prefeitura qualquer tipo de alteração feita em seu imóvel. Mas isso não vinha acontecendo. Então a Prefeitura começou, já na administração passada, a fazer esse trabalho, que portanto se desenvolve há quase uma ano. A expectativa é que até o ano que vem toda base cartográfica do município seja atualizada”, acredita o Secretário.

José Rocha de Salles orienta os moradores a receberem os funcionários da Engemap que estão visitando as residências e demais estabelecimentos. Eles se apresentam uniformizados e devidamente identificados com crachás. Todas as informações coletadas vão fazer parte do banco de dados da Secretaria. 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados. Prefeitura Municipal de Ipatinga - Portal da Transparência CNPJ 19.876.424/0001-42 - Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100 - Centro - Telefone: (031) 3829-8000 CEP 35160-011 - Ipatinga - Minas Gerais
    • Desenvolvido por Actcon.net